Questão do ENEM - Peste Negra

Caros amigos bem vindos mais uma vez! Nessa questão do Enem-2008 trataremos de um dos motivos do fim da Idade Média, a Peste Negra. Espero que a resolução desta questão possa ajudar no sentido de vocês aprenderem um pouco mais sobre esta época histórica.


A questão de hoje acaba por cobrar a Competência de área 1 requerida pelo ENEMHabilidade 1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura..

Antes de ver a resposta e o comentário, tente responder e explicar, para você mesmo, o porquê escolheu essa resposta. Somente depois leia o comentário e saiba qual a resposta certa. Então compare o que você havia pensado com o que leu sobre a questão. Agindo assim você vai estar se testando !!!


A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. 

O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: 

As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”  

Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).


O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que:


A) O flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.

B) A Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.

C) A impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.

D) Houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.

E) O drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados. 



Comentário:

Essa questão do ENEM se mostrou basicamente como interpretação de texto, isso porque quando lemos as palavras do autor que dizem que “todos achavam que era o fim do mundo”, a única resposta condizente a essa afirmação está na alternativa (A). Lembre-se que eram tempos onde a medicina não tinha o conhecimento para combater tais doenças, isso em parte porque a própria Igreja Católica "dificultava" os estudos nessa área do conhecimento. Por isso, muitos dos eventos ligados a grandes doenças eram vistos pela população como a manifestação da ira de Deus, e por isso, "o fim do mundo"!
Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow